segunda-feira, 21 de junho de 2010

Tudo sobre o mito da Coca-Cola com Mentos...


Desvendando o mito da Coca-Cola com Mentos, cientistas expressão como funciona o tão estranho fenômeno.
O efeito coca-mentos, também conhecido como erupção de mentos, é uma reação resultante da combinação do refrigerante coca-cola diet com a bala mentos sabor menta. O despejo de uma ou mais dessas balas em uma garrafa do refrigerante faz jorrar um jato espumante de cola, numa espécie de gêiser, resultado da rápida expansão do dióxido de carbono na superfície do doce. Suspeita-se que outro fenômeno, conhecido como carbonação, está por trás desse efeito.
Produzir esse efeito tornou-se um experimento científico bastante popular, com vídeos de erupções e até mesmo composições artísticas publicadas em páginas como Youtube, Google Videos e outros...

Desmistificando:

Para desmistificar o boato, aconselho a efetuarem a experiência:

  • Devagarzinho, para não perder muito gás, coloque 50 mL de Coca Cola Light num copo e introduza uma pastilha de Mentos na solução. Notará a abundante libertação de gás, que não é mais violenta do que a que se verifica se agitarmos a Coca Cola ou se lhe introduzirmos alguns grãos de arroz.
  • Para confirmar que não há qualquer reação química, coloque 3 pastilhas de Mentos em Coca-Cola normal, agite bem para dissolver o mais possível durante 2-3 minutos e decante a solução para um copo com 50 mL de Coca Cola Light (a que tem acesulfame K). Quase não há libertação de gás. Dado que as reações químicas são tanto mais rápidas quanto maior for o contacto entre os reagentes, aqui não ocorre nenhuma reação química pois, como os possíveis reagentes se encontram na mesma fase (líquida), a reação deveria ser ainda mais rápida.

Que se passa então?

As bebidas gaseificadas, como a Coca-Cola e outros refrigerantes, contém dióxido de carbono dissolvido, em equilíbrio, sob pressão, pronto a escapar-se quando a pressão sobre a superfície livre da solução diminui. É necessário retirar a cápsula da garrafa devagarzinho, sem agitação, tombando-a um pouco para que algum gás que se liberta não arrastar o líquido pela boca da garrafa (lembremo-nos dos vencedores das competições Fórmula 1 no pódio ...).

Curiosidades:

No dia 23 de abril de 2008, estudantes da cidade belga de Leuven estabeleceram um novo recorde mundial lançando, simultaneamente, 1.360 gêiseres de mentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário